Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quem não se comunica...

Estava eu em uma palestra para executivos e empresários e o palestrante (um piadista, amigo meu), falando sobre a necessidade de comunicação nas empresas, disse: "quem não se comunica, se trumbica, já dizia o Velho Guerreiro". Todos acharam graça pelo inusitado da referência naquele ambiente sisudo. Mas é uma verdade, quem não se comunica, se trumbica. José Serra que o diga.

Atualmente um crime está sendo cometido no Brasil - o governo capta dinheiro no mercado (via dívida interna) a 12,25% ao ano e repassa para o BNDES emprestar aos empresários companheiros e ditadores bolivarianos e africanos a 6% ao ano. Segundo cálculos, a diferença entra as duas taxas, paga pelo contribuinte, é de 15 bilhões ao ano.

José Serra percebeu o problema, e escreveu este texto em artigo da semana passada. Volto ao final.

"Ou seja, o Tesouro paga uma taxa de mais de 12% ao ano para se financiar e empresta ao BNDES a uma taxa de 6% ao ano. Esse subsídio é pago por toda a sociedade, mas beneficia apenas quem toma empréstimos nos bancos oficiais com taxas especiais. Seu montante foi estimado em cerca de R$ 15 bilhões pelo economista Mansueto de Almeida, mesmo antes de a SELIC voltar a ser elevada. Trata-se de uma despesa explicita que não é aprovada, como tal, no Orçamento Geral da União, além de atentar contra a boa transparência das contas públicas.

Por isso, é imperiosa a instalação de uma CPI do BNDES. Os brasileiros não merecem pagar este tributo para garantir o bem-estar de cubanos, venezuelanos, bolivianos, além de contribuir para o enriquecimento de meia dúzia de cartéis que sustentam os políticos nas suas campanhas eleitorais
."

José Serra demonstra que realmente não sabe se comunicar com o povo. Isto não seria problema se ele fosse, por exemplo, um executivo de empresa. Mas como pode ser político se não consegue falar com o eleitor? José Serra tem nas mãos um problema seríssimo, e escreve desta forma, nesta linguagem de COPOM.

Se fosse debater o assunto com Lula, este conseguiria convencer que Serra está criticando esta situação porque o BNDES trabalha pelos pobres, e Serra é contra pobres. Se a situação fosse ao contrário, ou seja, com o PSDB no governo cometendo este crime, Lula incendiaria as massas para que invadissem as instalações do BNDES e das empresas beneficiadas com empréstimos camaradas.

Serra, quer um conselho? Muda de profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário