Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Capas da Veja

Não sei se os leitores leram a excelente entrevista das páginas amarelas da Veja desta semana mas, se não leram, recomendo. Quero ver se na noite de hoje coloco alguns trechos da entrevista aqui no blog.

Mas voltando à Veja, entendo que a revista é um dos únicos veículos de comunicação no país que ainda faz jus ao jornalismo, sendo que a maioria faz jus apenas ao petismo.

Contudo, como nesta semana, as capas da Veja geralmente são muito ruins, tratando de idiotices, em contraponto ao excelente conteúdo da revista. Nesta semana a capa era como se dar bem em concursos, como observações como “como passar em concursos que pagam salário inicial a partir de R$20.000”. Observações como esta ficariam bem na capa da Carta Capital, ou da IstoÉ, mas não da Veja. O ângulo de abordagem da Veja deveria ser: “país onde o estado paga salários iniciais de R$20 mil está condenado a ser país quebrado, subdesenvolvido, concentrador de renda e socialmente injusto.” Em todas as profissões onde impera o bom senso o salário alto é um objetivo a ser atingido após anos de dedicação e de desenvolvimento profissional. Apenas no serviço público um pós-adolescente recém formado pode começar ganhando 20 mil.

Mas, enfim, por que as capas da Veja são ruins? Porque as capas ajudam a vender revista, logo é preciso atrair os idiotas. Veja circula 1 milhão de exemplares por semana. Isto significa 0,5% da população brasileira. Se uma parte deste milhão compra a revista em função das capas idiotas, significa que menos de 0,5% da população brasileira tem condições de compreender e apreciar o conteúdo crítico da revista.

Há esperança?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário