Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

Fui cliente da Vivo por 1 dia

Não sou tão ingênuo, como outros, que dizem tolices do tipo – “a telefonia era boa antes da privatização”. Não era. Era ruim e, pior, era para poucos privilegiados. O pior é que muitas vezes quem diz que naquela época é era bom nem tinha acesso à telefonia antes da privatização. Coisas da memória humana, que o PT sabe explorar e usar com maestria.

Agora, a forma como nós, população, toleramos bovinamente o descaso das operadoras de telefonia é uma evidência cabal de eu somos um país de bananas.

Sou cliente da Tim desde sempre, ou seja, desde que eles entraram no Brasil, anda na década de 1990. Atualmente sou cliente corporativo, ou seja, quem é cliente é a minha empresa, e usamos várias linhas.

Confesso que não sou muito exigente, mas é fato que o serviço da Tim só vem piorando. As ligações caem a todo momento, a internet 3G é uma porcaria. Há alguns meses atrás encontrei na Exame uma possível explicação para esta piora constante – a nova estratégia da Tim é vender chips de fale ilimitado em favelas e comunidades pobres. Assim, ela agrega milhões de novos usuários. Como estes novos usuários não pagam quase nada pelo serviço, a empresa não possui dinheiro para crescer a sua infra-estrutura na mesma velocidade em que cresce o número de usuários. Desta forma, mais usuários dividem a mesma infra-estrutura, que começa a não dar conta e a falhar.

Um pouco depois da matéria na Exame uma empresa de consultoria em telefonia me procurou para me convencer a mudar para a Vivo. Os atrativos seriam o seguinte: a Vivo não vende os ilimitados, logo, não tem o problema mencionado acima, além disso tem mais cobertura, mais torres de 3G, as ligações não caem e, por fim, o serviço ficaria mais barato do que na Tim.

Sou muito conservador, e reluto muito em mudar meus parceiros de tantos anos. Mesmo assim, com a irritação crescente que o mau serviço da Tim me causa, acabei chamando a empresa de consultoria (meses depois) e dei o OK para a mudança. Contei a minha decisão a alguns amigos que são clientes da Vivo e me chamaram de louco...

Na última 6ª feira os novos telefones, chips e modems chegaram lá na empresa. Peguei os meus no sábado pela manhã.

Sábado à noite quis acessar a internet e, ao tentar conectar, vi que era necessário ligar para a Vivo para fazer o desbloqueio. Liguei e fiquei quase 60 minutos ouvindo musiquinha. Uma hora da minha noite de sábado desperdiçada com música chata, esperando ser atendido. Um absurdo. Mas, enfim, fui atendido, e a atendente do call Center começou a pedir informações técnicas sobre o modem. Sou ignorante em tecnologias, e não sabia responder ao que ela perguntava. Ela poderia ter dito: “senhor, olhe na lateral da caixa”, ou “senhor, olhe embaixo do modem”, mas não, se limitava a pedir as informações como um robô. Com o passar dos minutos, sua voz começou a ficar irônica, já que eu não conseguia localizar as informações solicitadas. Resultado – a ligação terminou aos gritos, aos xingamentos, e com minha esposa me servindo calmante.

Segunda-feira cortarei o contrato com a Vivo. Fui cliente da empresa por 1 dia. (só publico este post porque o modem da Tim ainda está funcionando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário