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terça-feira, 12 de julho de 2011

O trem bala

Já escrevi aqui que o brasileiro comum assiste a uma espécie de "irreality" show permanente no Brasil petista, o show do bilhão. É bilhão prá cá, bilhão prá lá. As pessoas vão acabar tão acostumadas com estas cifras estratosféricas que, numa conversa de boteco, milhão vai ser dinheiro de pinga.

Se o governo estivésse torrando o seu (nosso) dinheiro já seria um absurdo. Mas, como o governo brasileiro é falido, o dinheiro que ele está torrando nos projetos megalomaníacos é dinheiro do endividamento público crescente. Sem problemas, poi um dia o presidente petista de plantão vai dar um belo calote nos credores da dívida pública brasileira, "em nome do povo", claro.

A cereja do bolo dos despropósitos petistas é o tal trem bala. Fiz algumas contas...

A estimativa mais confiável de custo do trem bala é de R$60 bilhões.

Na minha conta o investimento deverá retornar 10% ao ano (menos do que aplicando o dinheiro em renda fixa) e, hipotéticamente, ser amortizado em 30 anos.

Neste caso, no primeiro anos estaríamos falando de um retorno de R$6 bilhões e uma amortização de R$2 bilhões. Sem considerar os custos com pessoal, energia, manutenção, segurança, etc., o trem bala já largaria custando R$8 bilhões ao ano.

Não sei quantas pessoas viajam diariamente entre Rio e São Paulo, e quantas estariam dispostas a trocar outros meios de transporte pelo trem bala. Na minha simulação considerei duas hipóteses: 5.000 e 10.000 passageiros por dia (é bastante gente), 365 dias por ano.

Com 5.000 passageiros por dia, considerando apenas os R$8 bilhões mencionados acima, a passagem não sairia por menos de R$4.383. Com 10.000 passageiros por dia, a passagem ficaria em R$2.192.

Mas, para o trem andar, será preciso agregar ao valor da passagem os impostos, salários, energia, manutenção, segurança...

Enfim, um valor bastante substancial, considerando-se que com menos de R$500 o cidadão faz esta viagem de ônibus ou de avião.

Creio que o trem bala nunca sairá do papel, mas, se sair, duvido que chegue ao fim. Se chegar, ficará às moscas, sem usuários.

Um trem normal, que rodasse a 100 km por hora, custaria muito, mas muito, mais barato e resolveria o problema de transporte entre as duas cidades.

Mas quando um petista raciocinou com a lógica?

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