Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O crime perfeito?

Por que os esquemas do crime organizado não duram para sempre? Porque não há dinheiro que chegue, logo os sócios começam a achar que estão ganhando pouco, ou que estão sendo lesados na repartição do butim.

Esta é a nossa única esperança, enquanto brasileiros.

O governo petista montou o que parece ser o esquema perfeito de manutenção de poder. Como escreveu Reinaldo Azevedo, povão e grandes empresários estão no bolso, o judiciário é companheiro, jornalistas têm as mãos em carne viva de tanto bater palmas, e uma grande base alugada garante tranqüilidade ao PT para mandar e desmandar.

Só que todo este esquemão, que parece perfeito, depende de irrigação permanente de dinheiro, seja via bolsa família,bolsa BNDES,publicidade estatal ou corrupção.

As fontes de financiamento do esquema são amplas, mas não são infinitas – extorsão da sociedade (eufemisticamente chamada de “impostos”), e endividamento público.

Desta forma, temos de um lado da equação uma demanda crescente e infinita por dinheiro, e do outro lado uma quantidade grande de recursos, mas finita.

Em algum momento estas duas curvas vão se cruzar, e aí o esquemão que parecia perfeito vai vir abaixo.

Aguardemos. Se o país durar até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário