Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dá para fazer acordo com a máfia?

Estou assistindo ao seriado A Família Soprano. Comprei todas as temporadas em DVD e estou vendo de uma vez só. Ótimo passatempo.

Os mafiosos do seriado parecem gente tão normal, tão bacana, tão “gente como a gente”, cheios de problemas domésticos para administrar, etc. Aí, vez por outra acontece um assassinato ou uma agressão brutal para nos trazer de volta à realidade ... aquela gente “bacana” é a máfia.

Dá para fazer acordo com a máfia? Não dá, quando a máfia se aproxima de um negócio, como ocorreu com a boate de Ricardo Amaral em Nova Iorque, é melhor fazer como ele fez – vende o negócio e cai fora.

E por que não dá para fazer acordo com a máfia? Porque a ganância humana é infinita, de forma que os percentuais acertados com a máfia logo começam a parecer pouco (para os mafiosos), e eles pressionam por mais. E assim vão, até tomar o negócio todo e manter o “proprietário” apenas como trabalhador escravo.

Nas palavras traduzidas de Dirceu, o PT tentou implantar um novo método de governar: o partido rouba e deixa roubar.

Tentaram fazer acordo com a máfia para governarem sem serem incomodados. Neste caso é uma máfia tentando fazer acordo com a outra. Não dá certo. Os acordos negociados anteriormente já parecem insuficientes, e assim vemos todos os dias no noticiário notícias de “insatisfação na base”, ou de “rebeldia na base”.

Por mais que o orçamento público seja imenso, vai sempre parecer pouco aos olhos das máfias. Assim, a prática do “rouba e deixa roubar” tem certo prazo de validade, ou seja, ela vale enquanto houver recursos a serem saqueados. Depois implode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário