Pesquisar este blog

sábado, 9 de julho de 2011

Semelhança

“O pior da censura literária no Brasil é que em grande parte ela é voluntária. Idéias impopulares podem ser silenciadas, e fatos inconvenientes podem ser mantidos à sombra, sem a necessidade de nenhuma proibição oficial. Qualquer pessoa que tenha passado algum tempo num país estrangeiro conhecerá muitos casos em que notícias sensacionalistas – notícias que, por seus próprios méritos, fariam manchete – são mantidas fora da imprensa brasileira não por causa de alguma intervenção do governo, mas devido a um acordo tácito generalizado segundo o qual “não convinha” mencionar aquele fato em particular.”

“Em qualquer momento dado existe uma ortodoxia, um corpo de idéias que, supostamente, todas as pessoas bem pensantes aceitarão sem questionar. Não é exatamente proibido dizer isso ou aquilo, mas dizê-lo é uma coisa que “não se faz”.”

“No momento atual o que a ortodoxia dominante exige é uma admiração acrítica do PT. Todo mundo sabe disso e quase todo mundo age de acordo. Qualquer crítica séria ao petismo, qualquer revelação de fatos que o governo petista prefira manter ocultos são coisas praticamente impublicáveis.”

“Quase ninguém publicaria um ataque a Lula, mas não há o menor problema em atacar FHC.”

“O servilismo com que a maior parte da intelligentsia brasileira engole e repete a propaganda petista desde 1980 seria espantoso se os intelectuais brasileiros não tivessem exibido um comportamento similar em várias ocasiões anteriores. Em todas as questões controversas, o ponto de vista petista é aceito sem discussão e em seguida divulgado sem o menor respeito pela verdade histórica ou a decência intelectual.”

“Quem começa a desprezar a liberdade, tanto na teoria quanto na prática, são exatamente aqueles que deveriam ser seus maiores guardiães.”

“A tolerância e a decência têm raízes profundas no Brasil, mas não são indestrutíveis, e precisam manter-se vivas graças em parte a um esforço deliberado. O resultado da pregação de doutrinas totalitaristas é o enfraquecimento do instinto graças ao qual as pessoas sabem o que representa ou não um perigo.”

“É importante perceber que a lulomania atual é apenas um sintoma do enfraquecimento generalizado da tradição liberal do Ocidente.”

“A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir. As pessoas comuns ainda acreditam vagamente nesta doutrina, e agem de acordo com ela. Neste nosso país são os liberais que temem a liberdade e os intelectuais que querem jogar lama no intelecto.”

Fragmentos de um texto de 1945 de George Orwell, mas poderia muito bem ser um texto escrito sobre o Brasil contemporâneo. Substituí apenas as palavras em negrito. As décadas passam e a liberdade permanece sempre sob ameaça, o que exige vigilância permanente daqueles com capacidade para perceber este perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário