Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Catalunha



Estou em Pequim. Oops, estou em Barcelona. É que são tantos produtos chineses por aqui que me confundo.

Barcelona fica na Catalunha, uma das regiões separatistas da Espanha. Falam seu próprio idioma, e a bandeira catalã tremula ao lado da bandeira espanhola. No meu guia de viagem há a fotografia de uma grande manifestação separatista. Na maior faixa da manifestação está escrito o seguinte: "Independência e Socialismo".

Este tal de socialismo é uma doença que se alastra mais rápido do que gripe suina, e é mais letal do que ebola. Não há causa no mundo contemporâneo que eles não tenham encampado como causa socialista. Feminismo, homessexualismo, racialismo, separatismo, ecologia. Tudo é socialista. Se o movimento pela separação do Rio Grande do Sul fosse popular entre os gaúchos, veríamos faixas: "Rio Grande livre e socialista".

Oposição:

Assistindo à TV espanhola descubro que há oposição ao governo socialista espanhol. Sempre há alguém criticando o governo e o partido socialista. Que inveja. Assistindo à Fox News vejo que nos EUA também há oposição ao governo socialista de Obama. Que inveja. Preciso voltar mesmo ao Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário