Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Chavez venceu

Reinaldo Azevedo escreveu no seu blog e na veja o seguinte: "seja qual for o acordo em Honduras, Chavez já perdeu. Porque Chavez só venceria se o retorno de Zelaya ao poder se desse de forma incondicional".

Ouso discordar, e afirmar o seguinte: seja qual for o acordo em Honduras, Chavez vencerá. Porque a única chance da democracia vencer era não ter acordo nenhum. E digo isso pelo seguinte:

1) Seja qual for o acordo, estará estabelecido que nenhuma nação pode aplicar plenamente as regras de sua constituição se estas regras forem utilizadas contra um companheiro bolivariano. Ou seja, bolivarianos passam a estar oficialmente fora do campo de abrangência das constituições não-bolivarianas.

2) Seja qual for o acordo, com mais limites que imponha ao poder de Zelaya, será rasgado por ele assim que sua condição estiver regularizada. Colocará nas ruas a parcela de povo que lhe apóia, vai criar uma confusão, e assumir plenos poderes na marra. Aí "líderes" como Obama e Hilary, ou como Descoto e Insulza, darão entrevistas onde dirão com cara sem-vergonha "que feio, Zelaya descumpriu o acordo, não era isto que esperávamos". E ficará por isso, ninguém nunca mais falará sobre democracia em Honduras.

3) A tática bolivariana do Brasil de utilização de sua própria embaixada para afrontar o poder constitucional de outra nação estará validada como eficaz, e pronta para ser copiada mundo afora.

Seja qual for o acordo, Chavez vence.

Seja qual for o acordo, a democracia perde.

Democracia que já está em extinção no continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário