Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Não esperem nada de empresários

Reinaldo Azevedo escreve hoje sobre a filiação de empresários de peso ao PSB, ao PT e ao PV.

Se tivéssem caráter, imediatamente após a filiação abririam mão de suas fortunas em pról do socialismo. O mesmo caminho deveriam seguir os comunistas Oscar Niemeyer, Chico Buarque, e outros tantos.

Já escrevi isto várias vezes, mas vou me repetir - nunca esperem nada de empresários. O que sustenta esta minha afirmação é meu convívio diário com empresários há mais de 20 anos.

Empresários não conseguem sequer se unir para pressionar por redução da carga tributária. Seria esperar demais dêles que compreendessem as ameaças quer pairam sobre a sociedade de mercado. E, mesmo que compreendessem, não fariam nada a respeito.

Aliás, todos os movimentos que ameaçam a sociedade de mercado possuem, em alguma ponta, financiamento empresarial.

Este fenômeno não é Brasileiro, é mundial. Terminei de ler o livro Sashenka que, apesar de ser ficção, é muito instrutivo. O pai de Sashenka é um empresário milionário. No dia que inicia a revolução bolchevique ele chega em casa todo feliz: "um novo governo, novas oportunidades de negócios". Para saber o que ocorre com ele depois, só lendo o livro. Mas é exatamente como empresários pensam.

Desta forma, quem garante a estabilidade de uma sociedade de mercado é a classe média. Quanto maior a classe média, maior a estabilidade social, e menores as oportunidades de golpes de esquerda.

Não esperem nada de empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário