O que escrever sobre a vitória de Obama no nobel da paz que meus leitores já não tenham compreendido? Quase nada.
Acho que a maior eloquência da vitória de Obama está na pobreza de candidatos que concorriam ao prêmio. Até o mercador de armas Sarkozy era um dos candidatos...
É natural que prêmios que seguem uma obrigatoriedade temporal de premiação acabem por se desmoralizar. Sim, por ter que premiar alguém todo o ano, é natural que em alguns anos os candidatos serão péssimos. E isto diminui o próprio prêmio.
Aqui no meu estado premiamos um executivo (de empresa) anualmente por seu desempenho profissional. Os vencedores dos últimos anos foram tão fracos, que o prêmio está completamente desmoralizado.
Eu sinceramente não me surpreenderia se em 2010 o nobel da paz saísse para Lula. Talvez isto já esteja até combinado. Sai em tempo do vice-ministro da propaganda Ali Kamel e companhia promoverem um estardalhaço na mídia, dias antes do segundo turno da eleição presidencial.
Quanto à repercussão da vitória de Obama entre o povo americano - pelo meu convívio com americanos a tendência é que eles questionem: "mas o que foi que ele fez para merecer o prêmio?".
Se bem que estão tão imbecilizados que é possível que saiam às ruas gritando "Brasil il il", oops, "USA A A"!
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário