Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que quer Miriam Leitão?

Qual a função de Miriam Leitão na Globo além de se engasgar na fala? Falar sobre economia?

Seria o mesmo que a Globo me contratar para comentar física quântica ou candomblé.

No comentário de hoje Miriam estava indignada com a "concentração de terra" no Brasil. Miriam estava, na verdade, pautada pela Falha de São Paulo, apesar de não saber sobre o que estava falando.

Qual a visão de agronegócio de Miriam Leitão? Pequenas propriedades, com famílias carregando as ferramentas nas costas? Como num acampamento do MST? E de onde vaii sair comida para encher a pança de 7 bilhões de pessoas? Do trabalho artesanal das famílias de pequenos agricultores?

Acorda Miriam.

Com 7 bilhões de pessoas sobre a terra só tem um jeito - alta teconolgia, muita produtividade, um caminhão de dinheiro de investimentos, o que exige que as propriedades produtoras sejam grandes. Tenho um cliente que planta 8 mil hectares no Mato Grosso. Todo ano ele investe uns R$8 milhões no negócio. É dinheiro grosso, que a atualização tecnológica e a necessidade de produtividade demandam.

Em lugares onde ainda há pequenas propriedades rurais, como nos EUA e na Europa, elas só se sustentam porque são fortemente subsidiadas pelos governos. É o povo, através dos impostos, pagando para um grupo de gente brincar de ser pequeno proprietário rural.

Agora, o pior é que Miriam Leitão vive caindo de pau sobre os subsídios dados aos agricultores americanos e europeus.

O que ela quer, então?

Nenhum comentário:

Postar um comentário