Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2009

O povo brasileiro

"O povo está indigando".

"O brasileiro não suporta mais".

"Em 2010 vamos mudar este estado de coisas".

São frases que lemos nos comentários feitos nos posts dos blogs conservadores.

Doce ilusão.

Primeiro, 2010 não vai mudar nada, até porque não há sequer candidato com perfil para mudar o que aí está. Os candidatos colocados disputam para ver quem é o mais bolivariano entre si.

Segundo, porque afirmações como "o povo está indignado" ou "o brasileiro não suporta mais" são presunçosas. Fazemos essas afirmações na presunção de que nós somos o povo, ou de que nós representamos o pensamento do brasileiro. Não é verdade.

Nós, autores e leitores dos blogs conservadores, que temos capacidade de compreender a realidade e nos indignar com ela, somos uma exceção, uma minoria irrelevante. Não representamos o povo. Se formos 2 milhões, somos apenas 1% da população brasileira. Se formos 5 milhões, somos apenas 2,5% da população brasileira.

Os esquerdistas, apesar de serem em maior número que nós, também não são a maioria. Mas possuem uma vantagem - ao invés de ficar apens postando comentários em blogs, os esquerdistas também agem. Em diversas frentes, incluindo aí até as pancadarias promovidas pelo MST. Eu discordo do que eles pensam e da forma como agem, mas reconheço que eles pelo menos agem.

Se você, leitor, quiser saber o que é o povo brasileiro, pare de ler este texto e coloque a cabeça na janela da sua casa ou do seu escritório. Olhe o mundo lá fora. Observe as pessoas na rua. Verá o que é o brasileiro.

E saberá que esperança não há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário