Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de maio de 2009

Carta branca

No processo civilizatório as sociedades se organizaram, os indivíduos abriram mão de parte de suas liberdades individuais em prol do coletivo, e criaram estados e governos.

Com o tempo, algumas instituições começaram a se deteriorar e agir contra os próprios cidadãos.

No Brasil isto está bem caracterizado nos poderes executivo e judiciário. Ambos se transformaram em máquinas de enriquecimento ilícito, completamente desconectadas da sociedade, e desconectados dos objetivos que levaram os cidadãos a constituir um governo. E nada indica que isto irá mudar. Viramos reféns destas instituições. Só que ao invés de pagarmos "resgate" uma vez só, pagamos todos os dias, sob a forma de impostos.

Sobrava o poder judiciário.

Acontecimentos recentes, no entanto, indicam que este poder também está comprometido. Juízes esquecem a lei, e pretendem se transformar em justiceiros, procurando o direito na rua. Outros, dizem que a constituição federal, que, como o nome diz, é o documento de constituição do estado, e é a partir dele que o próprio judiciário existe, não passa de um pedaço de papel.

Nuvens negras se posicionam em nosso horizonte.

Ontem, em Porto Alegre, aconteceu um caso que vai entrar para a história do processo de desconstrução da sociedade brasileira.

Policiais civis investigaram uma quadrilha de roubo de veículos durante seis meses, juntando provas para a sua prisão. Ontem, quando iriam dar o golpe de misericórdia na quadrilha, veio a surpresa - o juíz Paulo Augusto Oliveira Irion impediu que os bandidos fosse presos. Motivo? Os presídios gaúchos não estariam à altura dos bandidos.

Bom, o juíz poderia ter determinado que os bandidos ficassem detidos no hotel Plaza San Rafael (5 estrelas), às custas do poder público.

Mas, para o juíz, possivelmente nem o hotel 5 estrelas está à altura dos bandidos.

Então o juíz decidiu punir ... a sociedade, ao deixar os bandidos livres, para continuarem praticando bandidagem.

Vejam so, lá na sua origem a sociedade se organizou, permitiu a criação de governo, do poder judiciário, decidiu sacrificar parte de sua renda sob a forma de impostos para manter este aparato todo e ... o aparato acabou se voltando contra a própria sociedade que o criou.

Bandidos de todo o Brasil, tomem o rumo do Rio Grande do Sul. É o primeiro estado do Brasil a conceder oficialmente carta branca para a bandidagem.

Gaúchos de bem, façam como eu fiz - venham experimentar outros estados. (enquanto os juízes daqui não começarem a decidir como os daí...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário