Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Voltem para a aula de interpretação de texto

O trecho abaixo está no blog do Reinaldo Azevedo:

"O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, chamou de irresponsável a atitude da oposição de insistir numa CPI para investigar possíveis irregularidades tributárias na Petrobras."No afã de dificultar as coisas para o governo, pode prejudicar uma das maiores empresas do mundo. Mas não vão conseguir. Porque o governo vai continuar investindo na Petrobras e na área do pré-sal para manter a Petrobras como a grande empresa que é", disse ele.Para Bernardo, o PSDB gostaria mesmo era de privatizar a Petrobras, o que não conseguiu no governo anterior. "Provavelmente está querendo desmoralizar a empresa para fazer isso no futuro", disse."

Quanto ao "pode prejudicar uma das maiores empresas do mundo", já comentei no texto abaixo. Até agora não ouvi ninguém dizer que vai parar de comprar combustível em função da CPI da Petrobrás.

Comento agora sobre o "provavelmente está querendo desmoralizar a empresa".

Integrantes do PT, como Paulo Bernardo, possuem um poder infindável de darem nó na lógica, com suas argumentações. Jornalistas possuem o poder infindável de embarcar nas conversas do PT. Nosso desafio é tentar mostrar esses atentados à lógica.

Ora, se "provavelmente está querendo desmoralizar a empresa" é porquê a CPI vai descobrir (não creio) fatos que desmoralizam a Petrobrás, correto?

Mas aí quem estaria "desmoralizando a empresa" seriam aqueles que cometeram os atos que ocasionaram sua desmoralização, correto?

Aqueles que eventualmente divulgarem tais atos estariam, em verdade, preservando a empresa de desmoralizações futuras.

Ou seja, se alguém "desmoralizou a empresa", esse alguém foram os administradores da empresa. A CPI vai criar fatos passados, não inventar fatos. Portanto, se houve alguma ação desmoralizante, esta ação já ocorreu.

Eu tenho certeza que os jornalistas que cobrem as notícias do Planalto fugiram das aulas de interpretação de texto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário