Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de maio de 2009

País da ignorância revoga a matemática

O senador gaúcho (e petista) Paulo Paim, muito mais afeito ao populismo do que à matemática, elaborou o seguinte projeto de lei - as aposentadorias passam a ser corrigidas pelo salário mínimo, e não mais pela inflação.

Como o salário mínimo recebe ganhos reais todo o ano, a aposentadoria passa a ser um excelente negócio.

Coloque a matemática em ação, e projete o rombo que aumentos reais anuais farão nos cofres da previdência em 10, 20 anos. Rombo que irá se somar ao gigantesco rombo já existente, que é financiado com carga tributária e encargos sociais elevadíssimos, entre os maiores do planeta.

Esta proposta absurda já foi aprovada no senado, onde se esperaria mais serenidade, e agor aestá na câmara.

Escrevo - aumento real para aposentadorias é uma absurdo previdenciário. E escrevo isto com o consciência tranquila de quem será um futuro aposentado.

Mas os governantes estão preocupados com matemática? Não. Nem sabem o que é isto, assim como não sabem de onde vem o dinheiro que paga as passagens aéreas de suas sirigaitas.

Como a matemática é irrevogável, apesar da ignorância dos governantes, está conta terá que fechar no futuro. e só há uma variável que permitirá que a conta do populismo feche - o calote na dívida pública interna (entenda-se - no dinheiro das aplicações financeiras em fundos de renda fixa).

Segunda-feira saco todo o dinheiro que tenho em fundos, e aplico em CDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário