Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de maio de 2009

É assunto relevante?

Hoje pela manhã a Globo apresentou longa "reportagem" onde "informava" que o valor cobrado pelas telefônicas por mensagens SMS é muito alto.

A Globo é sócia das telefônicas na questão de mensagens SMS, pois os votos para o Big Brother também são enviados por SMS. Ou seja, são dezenas de milhões de mensagens enviadas durante os 3 meses do programa.

Será que a Globo esperou estratégicamente o programa terminar para colocar no ar sua "reportagem", ou tal "reportagem" decorre de algum desentendimento na hora de dividir a grana arrecadada com as SMS do Big Brother?

Independente da razão, quem conferiu á Globo mandato para ser uma fiscal do preço dos serviços prestados por outras empresas privadas?

E se alguém resolver questionar os valores absurdos que a Globo cobra para cada 30 segundos de inserção comercial?

Pior - a minha despesa com mensagens SMS é algo que consigo gerenciar. Se eu tiver dinheiro para pagar, envio as mensagens. Se eu não tiver, não envio.

Mas e o dinheiro que sai do meu bolso na forma de impostos e acaba no bolso dos donos da Globo sob a forma de propaganda do governo? Sobre este eu não possuo poder de gerência nenhuma. OS impostos são arrancados de todos os cidadãos, e uma boa parte disto acaba no bolso dos donos dos meios de comunicação.

Para mim, como cidadão, seria muito mais relevante a Globo discutir sobre aplicação de dinheiro público em propaganda, a custos abusivos, do que tratar sobre o preço de mensagem SMS.

Aliás - vou aqui levantar um bandeira - inserção de propaganda do governo e de estatal deveria ser gratuita, e limitada a um determinado número de minutos por mês. Assim o departamento de jornalismo das emissoras não estaria à venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário