Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2009

17 anos depois



Choro muito pouco. Nos últimos 20 anos devo ter chorado duas ou três vezes no máximo.

Uma delas foi naquela noite de 1992, no momento do voto desicivo na câmara federal para o afastamento de Fernando Collor da Presidência da República. As lágrimas brotaram. Eu estava sozinho em casa, e da janela do meu apartamento agitava uma bandeira do Brasil, previamente preparada para a ocasião. Nos outros prédios da rua as pessoas faziam o mesmo. La embaixo os carros buzinavam, pessoas gritavam na calçada. Parecia conquista de copa do mundo.

O Brasil havia dado um grande passo institucional. O futuro seria nosso. O século XXI seria o século do Brasil.

Lula e o PT haviam sido extremamente ativos no processo de derrubada de Collor, junto com a imprensa.

17 anos depois, a foto acima estampa as capas dos principais jornais do Brasil. Quem poderia imaginar uma cena destas há 17 anos? Se alguém imaginava isto, só poderia ser o próprio Lula, afinal ninguém conhece ele melhor do que ele mesmo.

Chegamos ao tão esperado século XXI, e nele encontramos Lula como presidente do governo mais corrupto da história do país (como disse Mangabeira Unger), numa situação em que imprensa e opinião pública acham tudo muito normal, e onde Collor e Lula são aliados. só no Brasil.

Hoje sabe-se que Collor caiu pelo que não fez, e não pelo que fez. Tivésse ele migrado para o PT, e seu mandato teria sido preservado, pois instantaneamente a imprensa começaria a achar que "não havia provas". Tivésse ele montado uma base alugada no congresso,, como Lula, e teria cumprido seu mandato até o fim.

Sabendo disto, tenho raiva do meu comportamento e da minha ingenuidade em 1992.

O que veremos nos próximos 17 anos?

Um comentário:

  1. .

    Em 1992 eu chorei também, mas, por causa da Derrota do Glorioso na Final do Brasileiro desse mesmo ano.

    Lula e Collor juntos. quem diria...

    Abraços

    ResponderExcluir