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segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os jovens

A festa de 20 anos de carreira na sexta-feira foi boa, todos os presentes gostaram. O vinho era de primeira. Acho que bebi um pouco demais....lá pela 1h da manhã saquei meu talão de cheque e saí distribuindo gorjetas de alto calibre...

No fim de semana ... ressaca. Só de preguiça de sair da cama, e de pegar um livro na mesinha ao lado, liguei a televisão. Entre vários programas evangélicos, passava um sobre produtos de beleza. Parei neste. Lá pelas tantas alguém da empresa de cosméticos falava: "nosso produto é focado nos jovens, temos que acompanhar todas as tendências dos jovens, os jovens querem tudo muito rápido, os jovens etc.".

Comecei a pensar. A evolução social, desde as sociedades mais primitivas, indica que os mais velhos é que conduziam as sociedades, que definiam o seu rumo. Natural, pois os mais velhos possuem mais experiência de vida e, portanto, melhores condições de formar decisões. Cabia aos mais velhos, também, conduzir e formar os mais jovens, para que no futuro pudéssem assumir funções de comando.

Só que na segunda metade do século XX os jovens decidiram que os mais velhos eram uns babacas e, do alto de sua inexperiência, decretaram que eram eles, jovens, que sabiam tudo e que estavam com tudo. Resolveram tirar os quadrados do caminho e ocupar o espaço.

O fenômeno é contemporâneo da explosão da sociedade de consumo, a sociedade em que vivemos para consumir, ao invés de consumir para viver. Nunca se estudou tanto marketing e propaganda quanto neste período, e logo os marketeiros descobriram o óbvio - é muito mais fácil empurrar produtos inúteis ou desnecessários para os jovens, do que para os mais velhos.

Então, ao mesmo tempo em que os jovens começavam a pensar - "nós somos os bons", o marketing descobria - "são uns abobados, vamos empurrar produtos neles". e a publicidade começou a exaltar o jovem, o papel do jovem na sociedade, a rebeldia, a atitude jovem, o jeito jovem de ser, as tribos, etc. O jovem é a perfeita marionete sem personalidade. Tem que etsar sempre ouvindo o som do momento, vestindo a roupa do momento, com o celular do momento, etc. São vazios de conteúdo.

Os mais velhos foram cedendo espaço na sociedade, a tal ponto que hoje procuram copiar os jovens no jeito de vestir, de andar, de falar, etc.

Inverteu-se aquilo que sustentou a eveloção social por milênios. Os mais velhos sairam de cena, a passaram a tentar copiar os jovens. Estes, assumiram o comando. E os marketeiros ficaram ricos.

Talvez haja estudos e teses sobre o assunto (e o assunto mercer ser abordado). O objetivo aqui do blog não é esgotar nenhum assunto. Apenas apresentar pontos de vista.

E o ponto de vista aqui é que talvez este fenômeno (acima) esteja na raíz da imbecilização contemporânea que tomou conta da sociedade em praticamente todos os continentes. Como consequências perigosas, como o bolivarianismo 9com seu mais novo membro - Obama, ele também um produto de marketing destinado ao consumo pelos jovens).

Um comentário:

  1. .

    Muito bom o seu comentário a respeito dos jovens do Século XX e XXI ..

    Abraços

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