Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Honduras resiste. Até quando?

Entrei no EL Heraldo há pouco, e a situação de Honduras é a seguinte:

- Revoltosos bolivarianos tomaram os hospitais do país e começam a bloquear as estradas. A capacidade de reação do governo democrático é limitada,, uma vez que a CNN e demais agências e empresas jornalísticas estão lá para documentar o banho de sangue armado por Chavez. Desta forma, sem poder reagir à altura das circunstâncias, o governo democrático vai aos poucos permitindo que uma minoria de arruaceiros instale um caos no pais.

- Zelaya está na Nicarágua, numa cidade fronteirça a Honduras, a poucos passos de Honduras. Há algumas centenas de apoiadores de Zelaya em cada lado da fronteira e, mais uma vez, as forças armadas hondurenhas não podem intervir como devem. Parece que Zelaya, do lado de lá da fronteira, conversa com soldados hondurenhos, tentando convencê-los a baixarem as armas, mais ou menos como agia o almirante Aragão na época em que se tentava implantar o comunismo no Brasil em 1964.

Vai ser um fim de semana decisivo para Honduras. Como sou pessimista por natureza, apostaria na vitória da ditadura chavista, e no sepultamento definitivo da democracia por aquelas bandas.

E o pior é que agora que o bolivarianismo sentou-se no gabinete oval da Casa Branca, em algum momento vai chegar a nossa hora também. Com uma diferença em relação a Honduras - nossas instituições e forças armadas não terão a coragem de reagir, como regiram os hondurenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário