Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Onde vamos sentar?

As pessoas são muito diferentes entre sí. Os regimes comunistas tentam igualar todo mundo a força (exceto os membros do partido), e o resultado é sempre o predomínio na incompetência, da ineficiência, e o fracasso das sociedades comunistas.

Não há como transformar o mané em Bill Gates por decreto. É por isto que nos regimes comunistas são os "Bill Gates" que são transformados em manés.

Empreender, inovar, progredir exige uma característica que poucas pessoas possuem - a capacidade de decidir. A maioria das pessoas sofre quando se depara com a necessidade de tomar uma decisão, por mais simples que seja a questão a ser decidida.

Sobre um certo político gaúcho, citado em outro texto neste blog, diz-se que é tão indeciso que se chegar em um quarto de hotel e encontrar duas camas, dorme no chão.

Mas uma capacidade quase todos têm, a capacidade de discordar das decisões tomadas pelos outros, sempre, sejam elas quais forem.

Gosto de observar o fenômeno em restaurantes, quando há muitas mesas vagas. As pessoas chegam em pequenos grupos e param entre as mesas, indecisas sobre onde sentar. Olham para os lados, gesticulam, a situação sempre dura alguns segundos, ou até alguns contrangedores minutos. De repente alguém no grupo ousa e toma a decisão - "vamos sentar ali". Neste momento, olho para os demais membros do grupo. No semblante de todos é possível peceber a expressão de insatisfação com a mesa escolhida.

Neste fim de semana estive com um senhor que é absolutamente incapaz de tomar uma decisão, seja ela qual for. Então, quem toma todas as decisões e comanda a casa é a mulher dele. Ao referido senhor cabe apenas discordar de TODAS as decisões tomadas por ela. Um santa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário