Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2010

Nossa história?

"Como parte da campanha de nacionalização, o regime organizou desfiles com tambores e gongos - e intermináveis assembléias, algumas delas para os capitalistas. MInha mãe viu que todos eles se manifestavam dispostos a vender suas firmas, e até mesmo agradecidos. Muitos diziam que o que lhes acontecia era muito melhor do que tinham temido. Na União Soviética, segundo tinham sabido, as empresas haviam sido confiscadas e pronto. Ali, os donos eram indenizados, e o que era melhor, o estado não lhes ordenava, simplesmente, que entregassem suas empresas. Tinham de estar dispostos. Evidentemente, todos estavam."

O leitor desavisado pode achar que avancei 100 anos no tempo e estou contando a história do Brasil, mais precisamente da euforia dos empresários brasileiros no momento em que a então presidente Dil-má resolveu estatizar a economia.

Poderia de fato ser assim. Mas, por enquanto, é apenas um trecho da página 256 do livro Cisnes Selvagens, de Jung Chang, onde é narrada a tomada do poder na China pelos comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário