Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2010

Reféns

Com PT ou sem PT o Brasil é um país condenado.

Não leio jornal, por respeito a mim mesmo. Mas ontem, aguardava na recepção de uma empresa e, para passar o tempo, peguei o exemplar que estava sobre a mesa. A principal manchete era +/- assim: "Polícias civil e militar preparam-se para entrar em greve". Logo abaixo, uma breve resumo das condições propostas pelo governo e rejeitadas pelos policiais.

O primeiro aspecto a ponderar é que greve de policiais é ilegal, mas no Brasil lei passou a ser algo que só vale quando é conveniente.

Ao analisar a proposta do governo, rejeitada pelos policiais, vi que continha percentuais de reajuste muito além daqueles que recebem os trabalhadores da iniciativa privada. Para os policiais, não é suficiente.

O Brasil virou refém do funcionalismo público. Por um lado, pessoas passam anos a fio estudando, viajando, fazendo provas e sonhando em passar num concurso público. Isto, por si só, já é uma anomalia do país. Quando passam, tão logo adquirida a estabilidade se declaram insatisfeitos com as "condições de trabalho" e entram em greve. Do outro lado, presidente, governadores e prefeitos, fracos e despreparados para a função, não sabem enfrentar a situação. Preferem ceder e jogar a conta para a viúva e para as gerações futuras. O resto do povo, ignorante até a alma, segue sua vidinha em ritmo de pagode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário