Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Reinaldo e as elites

Primeiramente quero dizer que após um breve rompimento, voltei a ler o blog do Reinaldo Azevedo. Apenas evito comentar lá.

Li os excelentes textos que ele escreveu durante o feriado de Natal sobre o caso Sean. Num deles Reinaldo fez uma observação muito interessante – o caso Sean dificilmente teria chegado ao STF se um dos envolvidos (padrasto) não fosse de uma família fidalga, neste caso a família Lins e Silva, uma das famílias “manda chuva” do Rio de Janeiro.

Em relação a esta observação li muitos comentários indignados no blog. Segundo os comentaristas, ao fazer comentários como este Reinaldo estaria se equiparando a Lula e satanizando as elites.

Discordo completamente dos comentaristas. Quem está com a razão, neste caso, é Reinaldo.

Há um tipo de elite que atrapalha o funcionamento do Brasil. É a elite representada pelas famílias que há décadas ocupam o poder, ou orbitam em torno dele. Estas últimas são aquelas do “se há governo, sou a favor”. Tais elites obtêm todo o tipo de privilégios injustos em função de suas posições ou relacionamentos. Esta elite é uma das principais razões para o Brasil chegar, como chegou, aos 500 anos, um país de ignorantes e miseráveis, um prato cheio para o PT. Lula não tem nada contra esta elite. Pelo contrário, todos são ágoras Lulistas, e Lula os chama de companheiros, e os defende quando necessário. Este é mais um dos males do PT no poder, dar sobrevida às elites que assaltam e usam o país desde o descobrimento. O Brasil do PT no século XXI é exatamente o mesmo país do início do século XX, com a diferença de que agora os pobres recebem esmola do governo em troca de votos.

Lula é muito crítico da “zelite”. Mas “zelite” para ele é outra coisa, bem diferente do que está comentado no parágrafo anterior. “Zelite”, para Lula, é o conjunto de pessoas que têm alguma escolaridade, que trabalham duro pelo próprio sustento, que não têm privilégio nenhum, pelo contrário, e que, principalmente, não simpatizam com o governo Lula nem com o PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário