Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Uma correria, um cafezinho, um bom papo

Diferentemente do Lula e companheiros, preciso trabalhar para viver. E hoje não foi um dia fácil, correndo de um cliente a outro, sem nem passar perto de computador...

Num desses clientes, num intervalo para cafezinho, conversava com o diretor sobre a situação do país, e logo falávamos sobre a situação do mundo. Concordamos que as sociedades capitalistas com maior classe média são mais estáveis, enquanto que as sociedades capitalistas onde há muita concentração em ricos e pobres estão sempre sujeitas ao discurso revolucionário.

Concordamos, também, que o comunismo esteve e está em guerra permanente com o capitalismo. Já tentaram pela via da propaganda, pela via revolucionária, pela via militar (guerra fria), tentam agora pela via gramsciana.

Cloncluímos que os chineses foram os comunistas mais espertos nesta guerra - concluiram que para quebrar as pernas do capitalismo mundial precisam acabar, ou pelo menos reduzir substancialmente, a classe média dos países capitalistas. E arrumaram a forma para fazer isto - inundação de produtos chineses no mercado mundial. Produtos produzidos com mão de obra semi-escrava, que custam barato, e que vão aniquilando empregos nos países capitalistas, transferindo parcelas das populações da classe média para a pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário