Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bolsa empresário companheiro

Não é a toa que a elite do empresariado nacional é petista desde criancinha. Leiam a notícia da Veja.com:

"Trata-se da terceira injeção de recursos feita pelo governo no BNDES nos últimos anos. Em janeiro de 2009, o governo anunciou que a instituição receberia 100 bilhões de reais para fazer novos empréstimos ao setor produtivo. Ainda naquele ano, foi autorizada uma nova parcela de 80 bilhões de reais para o banco. Com a operação publicada nesta segunda, o crédito total ao banco subirá para 210 bilhões de reais em menos de dois anos.

Para o pagamento da dívida, o BNDES se tornará devedor do Tesouro Nacional. Assim como nas duas primeiras operações, o Tesouro aumentará o endividamento público, por meio da emissão de títulos do governo federal, para fornecer o empréstimo ao banco. De acordo com a MP, os critérios da emissão de títulos do Tesouro também serão definidos por Mantega."


Esta é aquela operação em que o governo endivida o tesouro a 11% a.a. (selic) e repassa para que o BNDES empreste aos empresários companheiros, em troca de juros na faixa dos 4% a 6% a.a.

A diferença entre o custo de captação e o custo de aplicação fica por conta dos desdentados.

Nunca antes na história deste país houve um governo que fizesse as elites empresariais tão felizes. Aí os empresários companheiros reúnem socialites em suas casas para apoiar a companheira Dil-má e também vão ao horário eleitoral dar seus "depoimentos".

Ah, e também dizem que nunca nates na história deste universo houve um governante como Lula.

De fato...

Nenhum comentário:

Postar um comentário