Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Putrefato

Este país se encontra num grau tão avançado de putrefação política e social que vai muito além da capacidade de compreensão da maioria dos nossos concidadãos.

É como se estivéssemos em pleno convés do Titanic, dançando e celebrando uma micareta, enquanto o capitão do navio grita no sistema de alto-falantes: “nunca antes na história dos sete mares ninguém pilotou tão bem um navio quanto eu”.

No Distrito Federal Joaquim Roriz retirou sua candidatura, e colocou sua esposa no seu lugar. E a campanha passou a unir a imagem da esposa com a imagem de Roriz, ou seja, tentando mostrar ao eleitor que ao votar na mulher de Roriz será como estar votando no próprio Roriz. O candidato do PT não gostou, entrou no TRE e obteve uma medida proibindo a aparição de Roriz ou a menção ao seu nome na TV, no rádio e no material de campanha. O TRE obrigou Roriz a desaparecer da campanha. Salvo engano meu, o que Roriz fazia com sua esposa é exatamente o que Lula faz com Dil-má. O caso de Lula é ainda mais grave, porque faz enquanto no exercício de cargo público, e tendo todo o seu custo logístico suportado pelo erário. Só que em relação a Lula a mesma justiça eleitoral não vê absolutamente nada de errado.

Outro caso...

O Congresso Nacional (dominado pela base aliada de Lula) votou e o próprio Lula sancionou uma lei que determina que o eleitor deve estar munido do título eleitoral e de documento com foto para poder votar. Promulgada a lei, a justiça eleitoral gastou muitos milhões de reais de dinheiro público para veicular uma campanha de conscientização da população no rádio e na TV.

Mas ... o tempo foi passando, a eleição foi se aproximando, e o pessoal do PT começou a fazer o seguinte raciocínio: “só ignorantes votam na gente, só aquele pessoal que chama mulher de “muié”. É possível que uma boa parte desta gente, ignorante do jeito que é, esqueça de levar os dois documentos e não consiga votar, complicando a eleição da companheira Dil-má”.

Aí entraram com uma medida no Supremo para derrubar a exigência de dois documentos. Acho anti-ético o PT ser contra uma lei que eles mesmos, juntos com seus aliados, criaram, e que foi sancionada pelo maior líder da história desta galáxia. Mas reconheço que o PT tem o direito de questionar a lei em todas as instâncias se entende que ela pode prejudicar sua candidata.

O que não aceito, e demonstra bem o estágio de putrefação da república, é que o supremo tribunal federal abdique do seu papel de corte constitucional e se transforme em mero despachante do PT. A lei é constitucional, respeitou todos os trâmites regulares, foi elaborada dentro do prazo legal, etc. Mesmo assim, todos os ministros que votaram até o momento em que escrevo este texto, votaram a favor do PT.

E a conta dos milhões de reais gastos pela justiça eleitoral para divulgar a lei, vai para quem?

Um comentário:

  1. E o eleito que não tinha mais o título foi feito de palhaço, ficando horas na fila do TRE para conseguir tirar a 2ª via.

    ResponderExcluir