Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pesquisas qualitativas

A TV Globo transformou-se na maior empresa de comunicação do Brasil a partir da produção de excelentes novelas, novelas que entraram para o imaginário coletivo e que nós, homens e mulheres, recordaremos pelo resto de nossas vidas.

Mas aí inventaram um negócio chamado “pesquisas qualitativas” onde é colhida a opinião de populares sobre a trama, suas preferências, etc., e o destino da história vai sendo desenvolvido de acordo com o que as pesquisas dizem.

Pronto, as novelas se transformaram em histórias sem pé nem cabeça, descartáveis, chatas e com baixíssima audiência. Mas ninguém remove as pesquisas qualitativas do seu trono.

Eu fico imaginando o que teria acontecido se os luminares da humanidade tivessem aplicado pesquisas qualitativas no desenvolvimento de seus trabalhos. Provavelmente ainda andaríamos de quatro e nos comunicaríamos por grunhidos.

Imaginem Einstein, Newton, Shakespeare, Da Vinci, Bethoven, etc. aplicando pesquisas qualitativas no desenvolvimento de seus trabalhos...

Mas se tem alguém que acredita em pesquisas qualitativas é o marqueteiro do Serra, o tal Gonzalez. Acredito que este sujeito não vá nem ao banheiro sem antes ouvir uma pesquisa qualitativa a respeito do tema...O resultado de suas pesquisas qualitativas é que um PHD em economia é apresentado na TV e nos debates como um perfeito idiota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário