Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O protagonista sumiu

Nos anos 1990 eu ainda assistia muita programação de TV. Depois fui diminuindo, diminuindo. Até restar apenas o Casseta & Planeta, que também já está na minha alça de mira.

Naquela época ainda não havia uma cultura de inutilidades, digo, de celebridades tão forte como temos hoje. José Wilker já disse – se um tronco aparecer na televisão, logo ele vai ter fã clube.

Mas se houvesse, haveria fã clube para os membros do ministério público. Apareceriam nas listas de “mais sexy”, freqüentariam a Ilha de Caras, seriam disputados por jovens fãs, não ficariam de fora do Prêmio Contigo da TV Brasileira e, quando vistos nas ruas, seriam saudados por gritos de “lindo, tesão, bonito e gostosão”.

Isto porque eles estavam todo o dia na televisão, em todos os noticiários, em todos os horários. Astros e estrelas do porte de um Tarcisio Meira ou de uma Regina Duarte até sumiam por alguns meses, nos intervalos entre novelas, mas os promotores não. Estavam sempre lá. Nunca saíam do ar.

Tiravam o sono dos membros dos governos Collor, Itamar e Fernando Henrique. Eram vigilantes e implacáveis. Não toleravam a corrupção envolvendo dinheiro público. Eram nossos heróis. Dormíamos tranqüilos sabendo que eles estavam vigilantes. Luis Francisco era o grande líder.

Mas...veio o fatídico ano 2003...e...o Ministério Público sumiu. Por coincidência, neste mesmo ano Lula assumiu a presidência, mas uma coisa não deve ter nada a ver com a outra. Sumiram e deixaram um vazio na programação jornalística da TV brasileira. Nunca mais foram vistos. Como atores que desaparecem da programação, devem andar pelas ruas como anônimos.

Oportunidades não faltaram para que aparecessem – Valdomiro Diniz, mensalão, aloprados, cartões corporativos, Varig, sigilos, Erenice, Telemar X Lulinha, primeiro compadre, Correios, Petrobrás, entre uma infinidade de outras e...nada. Ninguém sabe, ninguém viu os valentes membros do Ministério Público.

Será que o pessoal que elabora a folha de pagamento do poder público sabe do paradeiro dos membros do Ministério Público? Ou pararam de pagar os salários por não saber onde depositar?

Vamos lançar uma campanha?

AJUDE A ENCONTRAR UM MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário