Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Empresas rendidas ao discurso politicamente correto

A maior parte do meu tempo é passado dentro de empresas.

Todas elas são adornadas por quadros, banners, etc., que não existiam há 15 ou 20 anos, que nos dizem quanto valor dão à ética, quanta qualidade têm seus produtos, como são ecológica e socialmente responsáveis e como o cliente sempre está em primeiro lugar.

Aquelas que possuem recursos suficientes para permitir publicidade, usam seus espaços publicitários para bater, direta ou indiretamente, nas mesmas teclas acima.

Estão todas, maiores ou menores, submetidas à ditadura do politicamente correto, e só se permitem comunicar dentro do que a novilingua orwelliana exige. A comunicação empresarial se rendeu sem luta.

Ainda haveria algum fundamento se os valores narrados acima não ficassem apenas em cartazes ou peças publicitárias, mas estivessem efetivamente entranhados nas práticas da empresa. Mas não. Na maioria das vezes servem apenas para mostrar aos vigilantes da ditadura do politicamente correto que elas, empresas, estão enquadradas. Mas sem nenhuma correspondência com a sua real prática empresarial.

Compromisso com a ética?

O PT, assassino da ética, é o partido que mais recebe doações empresariais.

Qualidade?

Já passamos do tempo em que os produtos estragavam, e estamos agora na era em que muitos produtos sequer chegam a funcionar.

Ecológica e socialmente responsáveis?

Piada. As empresas perseguem rentabilidade, doa a quem doer. E eu acho que está certo, que tem que ser assim mesmo, afinal empresa não é ONG. Só que as empresas não têm coragem de dizer que agem assim, os vigilantes da ditadura do politicamente correto não apreciariam saber que a empresa existe para ... dar lucro.

Cliente em primeiro lugar?

Em TODAS as minhas relações de consumo sou tão mal tratado como cliente que não acredito que eu tenha azar de sempre cair na mão de funcionários mal educados ou treinados. Acredito que é a própria prática empresarial que lhes ensina que o cliente deve ser tratado como lixo, afinal, se um vai embora, outros 10 vêm para ocupar o seu lugar. É mais ou menos como o PT vê o eleitor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário