Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ai, ai

Estou ficando sem títulos para comentar as patifarias petistas, razão do "Ai, ai" que vai acima.

Mas vamos ao que interessa - eu sou radicalmente contra a realização de uma copa do mundo no Brasil. Primeiro deveríamos investir (não apenas gastar) em saúde, educação e segurança. Com esses itens resolvidos, poderíamos então pensar em sediar um evento desta natureza.

Além disso, o Brasil vive um momento de profunda crise ética, e as obras da copa serão a oportunidade perfeita para quadrilehiros fazerem fortunas.

Mas ... parece que a maioria dos brasileiros aprovam o tal evento. Bem, se aprovam até Lula...

Enfim, pessoas inteligentes, não-petistas, que conheço, aprovam a copa porque, segundo essas pessoas, ajudará a resolver problemas de infra-estrutura que temos. Argumento: "mas será tudo feito a toque de caixa, e com muito superfaturamento". Mas meus conhecidos estão impermeáveis ao argumento, para eles o importante é que as obras serão feitas.

Tenho uma triste notícia para eles - muitas obras não serão nem feitas. Pior, talvez comecem (para justificar a roubalheira) e, como não estarão prontas até a copa, sua conclusão será abandonada após o evento. Neste caso teremos a seguinte situação: os corruptos ficam satisfeitos, mas a obra nunca existirá para beneficiar a população.

Quem diz isso? Eu? Não, quem diz isso é a ministra do planejamento do governo Dilma:

"A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, defendeu nesta segunda-feira, em encontro com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que as obras de mobilidade urbana necessárias para as cidades que acolherão os jogos da Copa do Mundo não são essenciais para a realização dos jogos. A ministra afirmou que as licitações para essas obras estão saindo apenas agora, para serem iniciadas no ano que vem. Segundo ela, tais obras não são fundamentais para a Copa. “O governo considera essencial para a operacionalização dos jogos as obras em estádios, portos, aeroportos e rede hoteleira. As obras de mobilidade urbana são legado, mas não são fundamentais. Posso decretar um feriado em São Paulo no dia do jogo e garantir que não tenha trânsito”, justificou a ministra."

A ministra deu o sinal - as obras de mobilidade urbana (metrô, etc.) não estarão prontas até a copa. Provavelmente não estarão prontas nunca. O problema de trânsito será resolvido com a decretação de feriado. Será mais ou menos assim: "parem de trabalhar, parem de produzir porque hoje jogarão na sua cidade Gabão e Zãmbia e não pode ter trabalhador na rua, atrapalhando".

Se a imprensa não fosse petista, se a imprensa ainda fosse como aquela que atuava até 31/12/2002, uma afirmação de imcompetência deste tamanho poderia, quem sabe, derrubar o governo. Como o governo é PT e a imprensa é companheira, tudo será tratado dentro da normalidade, e a normalidade no Brasil é o aplauso permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário