Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Imprensa ocidental

Alguns de nós que ainda conseguem pensar (poucos) ficam surpresos com o fato de a quase totalidade da imprensa brasileira ter se transformado numa grande Voz do Brasil, que apenas repete o discurso oficial e cobre de elogios os petistas e aliados.

Gabriel Chalita é do PSDB? A imprensa o qualifica como um idiota que só escreve bobagens (com o que eu concordo). Muda de lado e passa a integrar a base aliada do petismo? Imediatamente a imprensa passa a tratá-lo como alguém que realmente tem algo a dizer, um profundo pensador.

Silvio Berlusconi? A imprensa brasileira somente o desqualifica em todas as suas reportagens. Aí ele vem ao Brasil durante a campanha e diz achar que Dilma vencerá. Pronto, instantaneamente se converte, para a imprensa, num visionário. Passada a eleição, volta a ser o idiota de sempre.

Mas não deveríamos estar surpresos com esta postura, afinal o domínio da imprensa ocidental pela esquerda vem de longe. Por exemplo - Hitler sempre foi Hitler, a única coisa que mudou é que com o passar dos anos ele progressivamente passou da teoria à prática. Pois bem, em 1939 Alemanha e União Soviética celebraram um famoso pacto. Hitler passou, mesmo que momentaneamente, a ser aliado de Stalin. Stalin, então, disparou a ordem para a imprensa ocidental - Hitler não poderia ser tratado como um monstro, a imprensa deveria pegar leve com ele.

A partir de então a imprensa ocidental passou a ter um comportamento bipolar, dividida entre cumprir as ordens do chefe e reportar as atrocidades de Hitler.

Em 1941 Hitler finalmente rasgou o pacto e invadiu a URSS. Naquele momento Stalin mudou a ordem, e determinou à imprensa ocidental que passasse a retratar Hitler como um monstro. Comando dado, comando cumprido. A imprensa passou a mostrar o verdadeiro Hitler - um monstro, e transformou o nazismo em ideologia inadmissível.

Pena que a mesma imprensa capacho sempre mostrou o monstro Stalin como um humanista que só pensava no bem do povo, e nunca colocou o comunismo no mesmo nível de monstruosidade do nazismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário