Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Fim do fascismo anti-tabagista?

"A Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que defende e representa a União principalmente em ações no Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu parecer anteontem que considera a lei antifumo paulista inconstitucional. O documento, assinado por José Antonio Dias Toffoli, enfatiza que a competência de legislar sobre o uso do cigarro em ambientes fechados é do governo federal e não de Estados ou municípios. O caso ainda não tem data para ser julgado. Ainda que o parecer seja específico sobre a lei paulista, abre precedente para outros questionamentos. O Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, aprovou norma semelhante à de São Paulo. Minas Gerais e as cidades de Manaus e Belém também querem abolir o cigarro de locais fechados e coletivos."
Do UOL.

Já fui criticado por leitor do blog por chamar de fascismo o que Serra promove em SP, e que agora está sendo copiado pelo Brasil afora. Argumentam que como o fumo faz mal, a ação de Serra estaria justificada.

Sou liberal, e como tal acredito na liberdade de escolha, para o bem e para o mal. Como já disse, desprezo políticos e governos que pretendem nos proteger de nós mesmos. É a porta para o fascismo. Serra perdeu meu voto em 2010.

Não sou fumante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário