Pesquisar este blog

sábado, 1 de agosto de 2009

Lula

Como diz Reinaldo Azevedo, Lula é o político mais inteligente do Brasil. Concordo com ele.

Como inteligência e cultura são coisas disitintas, Lula também é um dos políticos mais incultos e despreparados do Brasil. Como é inteligente, deve ter consciência de suas graves limitações.

Depois de passada a euforia por sua eleição em 2002, deve ter pensado: "que m., o que eu vou fazer agora, não sei fazer nada, só sei falar m."

E assim seu início presidencial foi até moderado. Mas aos poucos sua inteligência foi percebendo duas coisas:

a) Tudo o que diz, por mais besteira que seja, é divulgado pela imprensa como profundo conceito filosófico;

b) Tudo o que propõe, por mais besteira que seja, vira lei, com mais validade que os 10 mandamentos.

Por exemplo, desde a redemocratização a liberdade de imprensa era um valor fundamental. Bastou Lula começar a questionar o noticiário (nas raras oportunidades em que lhe é contrário) e pronto, já tem um monte de gente na própria imprensa achando que a liberdade de imprensa precisa ter limites.

Agora Lula fala contra a lei de licitações. Em breve vai ter um monte de gente achando que licitação é uma bobagem mesmo, que fornecedores do estado devem ser escolhidos diretamente por ... Lula.

Quem acompanha as falas de Lula ao longo de seus 6,5 anos de mandato percebe que a coisa vem num crescendo. A bobagem posterior sempre supera a bobagem anterior. Parece que Lula está perdendo o pudor (se tinha algum) e os limites. E é sempre aplaudido pelo noticiário.

A continur neste ritmo, Lula decretará em discurso em 2010 que eleição é uma bobagem e que, portanto, ele segue presidente.

A imprensa noticiará o fato como "um dos melhores discursos da história da humanidade".

E no dia seguinte um monte de gente estará realmente convicta de que eleição é uma bobagem mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário