Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2009

Ignorância de massa

A ignorância que assola o país tem sido um dos temas mais frequentes nos meus posts.

Sempre houve ignorância, mas era uma ignorância constrangida, daqueles que desejariam ter conhecimento, mas não tiveram oportunidade.

O fenômeno Lula mudou tudo, colocou a ignorância na moda. Importante é "comida na boca do povo", o resto é "bobagem". Acabou o constrangimento.

Se o presidente é ignorante, se as celebridades são ignorantes, buscar conhecimento e informação para que? Dá para ser rico e ser ignorante, conhecimento não é condição essencial para ganhar dinheiro.

Professores, que deveriam educar, ensinar, em sua maioria acham Lula o "máximo", e pensam que é muito mais importante formar marionetes ideológicas prontas a seguir o grande líder, do que formar cidadãos com conhecimento e cultura.

Estou lendo um livro muito interessante, sobre coleção de carros antigos. O livro foi escrito por um colecionador, que é também um profissional de sucesso no mercado financeiro Brasileiro. Apesar de ser interessante, o portugues do livro é sofrível. O autor não sabe, por exemplo, a diferença entre "sob" e "sobre". Comentava isto com minha esposa, que observou - "por que será que ele não contratou um revisor para o texto?". Ao que eu respondi - revisor para que, se o público que vai ler o livro não entende nada de língua portuguesa também.

Não é mais necessário conhecer o idioma para ser autor de livros no Brasil. Muito menos para ganhar milhões no mercado financeiro, ou para se eleger presidente da república.

Semana passada escrevi sobre o "jornalismo" do SBT que, ao comentar que Ted Kennedy era irmão do ex-presidente John Kennedy, mostrava a imagem de Bob Kennedy. E disse - por que os "jornalistas" iriam se preocupar com isto se o "respeitável público" não tem a menor idéia de quem é quem? Poderia ser pior, o "jornalismo" do SBT poderia mostar a imagem do lutador Maguila informando tratar-se de John Kennedy, e ficaria por isto, tamanha é a ignorância do "respeitável público".

Esta ignorância de massa é um fênomeno que se realimenta, formando um círculo vicioso, que ainda vai nos colocar de volta em cipó e caverna. Mas enquanto isto não ocorre, segue o baile.

Enquanto isso, chineses, que não são bobos, investem pesadamente em educação para recuperar o tempo perdido com o comunismo. Sabem que seu projeto de dominação planetária depende da formação de seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário