Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pagou, levou

Estou em Londrina, e a conexão 3G da TIM incrivelmente está funcionando muito bem.

Bom, como todos já sabem a crise no senado acabou em "acordão". Bastou a tropa de choque de Sarney endurecer o jogo e mirar em alguns telhados de vidro alheios e pronto, tudo se resolveu.

Para mim esta crise encerra um ciclo que se iniciou com o mensalão. Como já escrevi, podemos dividir a história política brasileira em antes e depois do mensalão.

Antes do mensalão a prática de corrupção era algo inaceitável para imprensa e opinião pública.

Como o mensalão começamos a ouvir discursos da máquina de propaganda do PT na linha do "política é assim mesmo", "todos sempre fizeram", "Lula também precisa fazer para poder trabalhar pelo povo". E aquilo que se iniciou com indiganação terminou em conformismo da opinião pública e reeleição de Lula. A partir daquele momento corrupção política passava a ser algo aceitável se fosse em benefício de Lula.

O encerramento da crise no senado vem encerrar este ciclo. Não há indignação na opinião pública. Agora aquilo que era aplicável apenas a Lula passa a valer para um número maior de políticos. Não há mais necessidade de fazer suas maracutaias às escondidas. A partir de agora tudo será permitido. O povo não liga (independentemente de classe social). A imprensa, percebendo que não dá mais ibope, não vai mais noticiar. E a "oposição" se tentar cantar de galo levará pedrada em seus telhados de vidro. E quem não tem telhado de vidro?

E assim o processo político brasileiro se converte definitivamente naquilo que sempre tentou ser - uma grande maracutaia federal, agora às claras.

E não há ninguém que possa reagir a este processo. Todas as forças políticas estabelecidas possuem telhado de vidro. Seria necessário surgir um movimento político novo, uma espécie de "Chega", mas quem votaria neles? Esta conversa de ética é tão chata, não?

O eleitorado pós-lula será um eleitorado muito mais pragmático. Não está preocupado com o futuro do país, ou com ética, educação, saúde, saneamento, esperança. Está preocupado apenas com o pagamento em dia das benesses governamentais.

Pagou, levou.

Um comentário:

  1. Pelo que parece isto não se aplica apenas a goverandora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius, como o sucesso do seu governo incomoda o PT , ela continua sendo alvo de bombardeios na imprensa.

    ResponderExcluir