Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

1984

Vivemos a era em que o estado decidiu que precisa nos proteger de nós mesmos. É a era das proibições.

Jogo de azar não pode.

Fumar não pode. Fazer propaganda de fumo também não pode. Um deputado do Paraná chegou a propor a proibição da fabricação de cigarros.

Querem proibir a propaganda de cerveja, assim como já falam em proibir a propaganda de alimentos que não são adequadamente nutritivos (sic). Como no caso do cigarro, primeiro prroibem a propaganda, depois vão em direção ao consumo.

Na Califórnia já se fala em proibir a produção de carros pretos, e ambientalistas querem nos impedir de consumir carne, em função do efeito estufa.

O estado se preocupa muito com a gente. Lula e Serra estão irmanados na missão de nos protegerem de nós mesmos.

Vendo isto lembro de 1984 de George Orwell, onde o poder se preocupava tanto com os cidadãos que obrigava todos a acordarem no mesmo horário para fazerem exercícios físicos. A sequência de exercícios era definida pelo poder, e todos os cidadãos eram vigiados por câmeras. Quem errasse o exercício, ou fizesse corpo mole, era punido. Ainda vamos chegar lá.

O estado Brasileiro só não se preocupa com a nossa saúde numa circunstância - quando precisamos de um hospital público. Aí o estado quer mais é que a gente morra na fila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário