Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2009

Sashenka

Trechos do livro Sashenka:

"Ela ajudara a construir o sistema soviético; acreditava que aquela máquina opressiva era necessária para criar um novo mundo, conforme a ciência do materialismo dialético marxista-leninista; ela queria que os tchekistas soubessem que ela ainda acreditava naquilo, embora quilo estivésse prestes a devorá-la."

"Sashenka se lembrou de sua prisão, em São Petersburgo, com as mesmas perguntas - mas agora sentiu muito mais medo. O império tsarista era brando; ela havia ajudado a criar essa URSS devoradora de gente."

"...quando tremendo e estirado no chão como um amontoado de roupas, eu me recusei novamente a dizer mentiras ao partido, os interrogadores se aliviaram sobre meu rosto e meus olhos. Mesmo nos duros campos de Katorga, sob o Tsar, eu nunca passei por um milionésimo desse medo e sofrimento. Agora estou na minha cela, com todos os músculos tremendo, e mal consigo segurar a caneta. Sinto um medo avassalador, eu que, em trinta anos como revolucionário, jamais conheci o medo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário