Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Jornalismo ou propaganda?

Ufa.

Acabou o carnaval 2009.

Foi um massacre. Os noticiários da Globo só tratavam de carnaval.

No Bom Dia Brasil só faltava os apresentadores estarem fantasiados.

Para o jornalismo da Globo é como se o mundo inteiro tivesse parado nesses quatro dias, como se nada a noticiar estivesse acontecendo, só o carnaval.

A Globo tem um problema histórico de confundir jornalismo com propaganda dos seus produtos. Vejamos alguns casos:

- Em 2000 aconteceu o primeiro campeonato mundial oficial de futebol inter-clubes. Não bastasse ser o primeiro torneio oficial da história, foi realizado no Brasil. Não bastasse tudo isto, o primeiro campeão mundial oficial da história foi o Corinthians, time que domina o noticiário esportivo. Bom, os direitos de transmissão do torneio não pertenciam à Globo, portanto, quem assistia sua programação o noticiário sobre este torneio ocupava pouquíssimos minutos por dia. Agora imaginem se a Globo fosse a detentora dos direitos de transmissão do torneio, o massacre de informações que apareceria em seus noticiários. Em 2008 o mesmo Corinthians chegou à final da Copa do Brasil, que é um torneio muito menos importante que o campeonato mundial. Só que neste caso os direitos de transmissão eram da Globo, então era Corinthians o dia inteiro na telinha...

- Alguns anos atrás a Globo (TV aberta) transmitiu o campeonato mundial de moto-velocidade por algumas temporadas. Pronto, seus noticiários foram tomados por notícias sobre o torneio. Era como se moto-velocidade fosse tão popular no Brasil quanto fórmula 1. Assim que o campeonato deixou de ser transmitido pela TV aberta, o noticiário sobre moto-velocidade praticamente sumiu do ar.

- Por falar em fórmula 1, assistindo os noticiários da Globo ficamos sabendo tudo sobre o campeonato. Mas não ficamos sabendo nada sobre o campeonato de fórmula Indy, pois os direitos de transmissão deste torneio pertencem a outra emissora. Então, para a Globo, é como se não existisse.

- A Globo perdeu para a Record os direitos de transmissão da olimpíada de 2011. Vai ser interessante acompanhar este caso, já li que esportes olímpicos vão desaparecer da programação da Globo à medida em que as olimpíadas se aproximarem.

- A Globo detém os direitos de transmissão do desfile de escolas de samba do Rio e de São Paulo. Então, tome desfile nos noticiários.

Então, trata-se realmente de um caso de propaganda dos seus produtos, disfarçada de jornalismo. Para não falar na questão jornalismo X propaganda do governo Lula...

Nenhum comentário:

Postar um comentário