Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O que houve com o Sr. Spock?

Ontem à noite, mexendo em alguns objetos que lembravam a infância, me transportei por alguns minutos aos anos 70, início dos anos 80, e lembrei de como imaginávamos o futuro naquela época.

Naqueles anos o futuro se iniciaria no ano 2000. E como seria este futuro?

Ninguém sabia exatamente como, mas seria tecnológico, e a tecnologia estaria a favor da felicidade dos seres humanos. Seria uma época de paz e prosperidade, usaríamos roupas prateadas, carros seriam substituídos por foguetes e naves, a lua seria colônia de férias, e viagens interplanetárias seriam tão comuns quanto ir de uma cidade a outra.

Reportagens da imprensa, em revistas como Fatos & Fotos, nos asseguravam – seria assim, e mostravam os dados que comprovavam isto.

Pois bem, já estamos perto de completar a primeira década do “futuro”, e já temos uma idéia de como está sendo. Nem em nossos piores pesadelos poderíamos imaginar o que de fato aconteceu com o futuro:

Jamais poderíamos imaginar que viveríamos a era do assistencialismo, do populismo, do esmolismo, do pobrismo, do derrotismo, do coitadismo, do cotismo, do vandalismo. Jamais poderíamos imaginar que seríamos governados por um personagem de ficção, com 85% de popularidade – o Presidente Lula. Jamais poderíamos imaginar que a qualidade de vida seria substituída pelo sedentarismo, que a paz de espírito seria substituída pelo stress, que o trabalho seria substituído pela neurose, e que a felicidade seria substituída pelo consumismo. Jamais poderíamos imaginar que em pleno século XXI nos transformaríamos em tigrões atrás de cachorras, e em cachorras atrás de tigrões, no ritmo do pancadão do momento. Jamais imaginaríamos que o certo viraria errado, e que o errado viraria certo, e que na era do PT o crime compensaria.

Os foguetes e naves não vieram, continuamos usando carros, a diferença é que não servem mais para transporte, pois o trânsito parou.

As viagens interplanetárias são coisa que só o cinema consegue realizar, e não temos mais capacidade sequer de ir à lua.

As roupas prateadas não vieram. Ao contrário, usa-se cada vez menos roupa.

A tecnologia não veio a serviço do ser-humano. Veio para eliminar empregos, e para transformar a vida em algo frenético, onde qualquer bobagem passou a ser urgente.

Paz? Prosperidade?

Como éramos ingênuos...

E o futuro do “futuro”, como será? Como será o mundo em 20, 30 anos?

Vou me atrever a fazer previsões:

- Face a degradação da humanidade o futuro será dominado pelos povos que dão mais valor à força do que ao direito – Russos, Chineses e Árabes;

- A expectativa de vida que vem crescendo, começará um movimento inverso, em função do sedentarismo e dos problemas cardíacos;

- A tecnologia eliminará a privacidade, transformando nossas vidas num grande Big Brother;

- Super população, fome, sede, guerras, pobreza;

- Poluição;

- Governos populistas da América Latina deixarão um rastro de destruição moral e material que lançará o continente no fundo do poço do desenvolvimento, e lá permanecerá por gerações.

Chega!

Espero estar tão errado em minhas previsões quanto estava 30 anos atrás.

Um comentário:

  1. Genial este texto!
    Lembro muito bem de como nossos professores( que naquela época não eram comunista) , nos faziam viajar para este futuro, aguardávamos ansiosamente que o ano 2000 chegasse logo, e tudo iso pudesse acontecer. Que saudades... e que trsteza de saber que tudo isso ficou lá no passado.

    ResponderExcluir