Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Roberto Carlos será o astronauta Brasileiro

Pesquisa CNT/SENSUS divulgada hoje crava novo recorde – 84% da população aprova Lula. Com a velocidade que este percentual de aprovação cresce, até o fim do mandato atingirá 100%, e até eu, mesmo sem saber disso, estarei entre os que aprovam Lula.

Ao atingir 100% de aprovação, Lula se juntará a outros dois que já tiveram o mesmo percentual em pesquisas/eleições – Sadam Hussein e Fidel Castro.

Já escrevi aqui que a mídia transformou Lula num ídolo pop/midiático, de forma que sua avaliação descolou completamente de seu “trabalho” à frente do governo. Fazer pesquisa da popularidade de Lula é como fazer pesquisa da popularidade de Patrícia Pilar ou Reinaldo Gianechini. A popularidade estará sempre alta, independentemente do governo e da situação do país. Se estiverem participando de novela, a popularidade será maior. Como Lula está todo dia na mídia, virou um personagem de ficção permanente - o presidente Lula.

O Presidente da CNT, Clésio Andrade, completamente por fora, afirma que o resultado da pesquisa demonstra que a população está acreditando nas medidas do presidente para superar a crise. Ora, Clésio, para desconstruir seu argumento bastaria colocar um só pergunta a mais na pesquisa: “cite uma das medidas do governo para superar a crise”.

Em 2006 Lula fez 60% dos votos, mas para 84% de aprovação são 24% a mais. È muita coisa. O que aconteceu de 2006 para 2009?

- Mais escândalos de corrupção;
- Mais fisiologismo;
- Mais evidências de que o crescimento do Brasil era apenas reflexo mitigado do crescimento internacional, independentemente de ação do governo;
- Mais evidência de que Lula pouco participa das decisões de seu governo.

E como tudo isto 24% a mais da população passou a aprovar Lula desde 2006? Faça-me o favor.

Como são estas pesquisas? Como nunca na vida fui “pesquisado”, só posso imaginar: são pesquisadores jovens, todos esquerdistas como é comum na juventude, colocados em locais públicos por onde circulam as pessoas mais humildes. Ao abordar o “pesquisado”, se este titubear, o pesquisador diz: “mas sua vida não melhorou depois que Lula assumiu o poder?”. Pronto, mais um ponto na aprovação de Lula.

Alguns anos atrás foi feita a seguinte pesquisa nas ruas do Brasil: "A inflação era maior ou menor antes do Plano Real?" 40% dos entrevistados cravaram – era menor.

Demonstra como é boa a memória do povo Brasileiro. E como entende as questões pesquisadas.

Anos atrás um programa de sátira de uma rádio aqui na cidade saiu às ruas com a seguinte “pesquisa”: "o que o senhor/senhora achou da notícia de que o cantor Roberto Carlos foi escolhido para ser o primeiro astronauta Brasileiro?" O povo nas ruas, bem informado, comentava e dava sua opinião sobre a “notícia”.

Eu não conheço em meu círculo uma só pessoa que aprove Lula. E não conheço também ninguém que tenha mudado de opinião desde 2006. Mas devemos estar todos entre os 16% que Lula ainda não conquistou....

Pesquisas como esta só servem para uma coisa – fortalecer o diabinho do 3º mandato na cabeça de Lula, do PT e de boa parte da imprensa.

Um comentário:

  1. Excelente texto, Anônimo.
    Só não coloco em cheque as pesquisas. Acho que a explicação para números tão assustadores está nos seus três primeiros parágrafos, muito bons mesmo.
    Se você deixar, vou reproduzí-los no meu blog comentando minha discordância quanto às pesquisas e colocando um link para cá.

    ResponderExcluir