Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Um jornalista não gostou

Um jornalista não gostou do teor de um comentário que postei no blog do Reinaldo Azevedo, que foi menos pesado do que o post abaixo. Tal jornalista falava de algumas ratazanas existentes na profissão, mas que os bons jornalistas levarão a profissão adiante. E que ele tem orgulho da profissão.

Acredito sim que ainda haja bons jornalistas (Reinaldo Azevedo é um dêles), e espero que você (comentarista do meu comentário) esteja certo, que os bons prevaleçam ao final.

Quando escrevo, falo sobre a média da profissão. E os bons atualmente não têm força nem para definir a linha editorial dos seus veículos. Vejamos:

Se uma notícia for mais ou menos verdade, mas for favorável a Lula, ganhará manchete. Se uma notícia for verdade, mas for muito desfavorável a Lula, será ignorada por parte da imprensa, e outra parte a colocará em meio a assuntos irrelevantes, sem destaque.

Se uma notícia for mais ou menos verdade, mas for favorável a Obama, ganhará manchete. Se uma notícia for verdade, mas desfavorável a Obama, será ignorada aqui no Brasil.

Se uma notícia for mentira, mas favorável ao Hamas, ganhará manchete no Brasil. Se for verdade, mas favorável a Israel, será ignorada no Brasil, ou publicada entre as irrelevâncias.

Uma imprensa dessas não merece meu respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário