Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bolivarianos não aceitam derrota

Como escrevi outro dia, o mal não desiste nunca. Tivéssem os bolivarianos vencido em Honduras e nós, não-bolivarianos, já estaríamos cuidando das nossas vidas. Parece que os bolivarianos perderam, mas não desistem.

Fidel, Chavez a Lula não têm dúvida nenhuma - a foice e o martelo dominarão o continente americano, desde a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos até a Terra do Fogo.

"Louco" pensarão os que vierem a ler este artigo. Para felicidade dos bolivarianos, muitos tem a mesma reação. "Louco".

Mas pensemos, quando fundaram o Foro de São Paulo em 1991 os bolivarianos não eram nada. Ocupavam o poder apenas em cuba, o que nada representa. Se alguém dissésse que os representantes daquela reunião de nanicos ocupariam o poder de Venezuela, Brasil, Paraguai, Argentina, Nicarágua, Bolívia, Equador em menos de 20 anos, a reação também seria a mesma - "Louco". É com reações assim que os bolivarianos contam.

O único revés sofrido na história do Foro de São Paulo foi a derrubada o presidente em Honduras. E eles não aceitam isto.

Inicialmente o neo-bolivariano Obama se posicionou a favor de seus companheiros de ideologia. Pressionado pela bancada republicana no senado americano, pareceu retroceder e ficar ao lado da democracia. Mas é só aparência. A alma segue bolivariana. Leio agora no jornal El Heraldo que o comunista Marco Aurelio Garcia e o representante americano na questão (Mr. Valenzuela) concordaram que Micheletti deve deixar o poder. Como assim? Micheletti deve deixar o poder a pouco mais de um mês da sua transferência para o presidente eleito? E quem ocuparia o cargo durante este período? Zelaya? É, Obama, você pode até fazer discurso bacana na cerimônia do Nobel, mas a sua alma continua tão vermelha quanto sempre foi.

Chavez parece assustado: "El Golpe en Honduras no fue sólo contra Honduras, fue en contra del Alba" Alba é Alternativa Bolivariana de las Americas.

Não se assuste Chavez, Honduras foi um pequeno tropeço, mas não acredito que ninguém venha a atrapalhar em definitivo os planos do Foro de São Paulo para o continente. Ainda mais agora que vocês contam com o apoio do gigante do norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário