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segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A morte da simplicidade

Vivo no mundo corporativo. Mas não é fácil.

Entre diversos problemas que identifico nas organizações, um dêles é a morte da simplicidade, principalmente entre os profissionais mais jovens.

As pessoas, nas organizações, parecem incapazes de produzir qualquer coisa que seja simples. Se chegarmos a um executivo moderno e perguntarmos as horas, é possível que ele monte um grupo de trabalho, contrate uma consultoria, desenvolva um software e produza uma apresentação final em powerpoint, com centenas de slides, contando toda a história do tempo. Ao final de tudo isto continuaremos sem saber as horas. Mas é possível que o trabalho do grupo renda reportagem na revista Exame...

Tenho tantos casos na cabeça que daria um livro (que provavelmente seria pessimamente recebido pelo mercado...). Conheço uma empresa cujo produto é sorvete. Possui centenas de executivos, entre os melhores do mercado, dezenas de departamentos, faz pilhas de projetos, montes de reuniões, define estratégias, campanhas de marketing, etc. Movimenta todo este exército de gente em regime de hora extra para atender tantos projetos. Mas não consegue garantir que seus sorvetes que mais vendem sejam encontrados em seus freezers durante o verão - os produtos mais vendidos simplesmente desaparecem dos freezers...

Um comentário:

  1. Estamos perdendo a capacidade de comunicação, daqui a poucos estaremos de volta aos primórdios e nos comunicando por grunhidos, é o mundo moderno.

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