Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Choro de perdedor

Eu sempre quis progredir, evoluir. Sempre quis saber mais, conhecer mais, melhorar o meu padrão de vida. Não me tornei o Bill Gates Brasileiro, mas a foi a vontade de melhorar sempre que me trouxe até aqui, e é com ela que conto para continuar progredindo nos anos que me restam.

Entendo que o progresso de uma nação também está ligado à vontade de progredir do seu povo. Deitar sob a sombra de uma árvore e assistir a vida passar é fácil. Progredir exige sacrifício.

De forma muito mais lenta do que o possível, o Brasil sempre apresentou algum grau de progresso. Mais acelerado no período militar. Mas não é só o crescimento econômico que indica o progresso. Há um conjunto de condições importantes: legislação, sistema judiciário, escolaridade, moral, princípios, etc.

A chegada do PT ao poder representa, na minha ótica, uma inversão nesta linha de evolução. O PT encontrou um caldo de cultura (o brasileiro) receptivo a esta inversão civilizacional. Um povo medianamente preguiçoso, ignorante, malandro. E ao oferecer pão e circo o PT recebe votos em troca, gerando um circulo vicioso que beneficia apenas os detentores do poder. A conta será paga pelo futuro.

A malandragem transparente no futebol, que gerou a breve polêmica dos posts abaixo, é só um reflexo desta situação, na minha quase solitária opinião. Comemoram-se hoje jogos entregues. Ótimo, viva o campeão! Mas, a médio e longo prazo que credibilidade terá o futebol brasileiro? E sem credibilidade, quem estará disposto a investir os milhões que o esporte precisa para sobreviver?

É como na política – há os que ganham (poucos) com este estado de coisas, há os que pensam que ganham, mas que perdem muito, e há os chatos, que ficam gritando, alertando. Estes, na percepção moderna, são apenas perdedores chorões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário