Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dúvida

Algum tempo atrás uma universidade me convidou para proferir a aula inaugural. Educadamente, agradeci o convite. E pensei - escolheram a pessao errada.

Sim, porque eu que sempre acreditei que as pessoas devem bustar a sua evolução intelectual e cultural começo a ter dúvidas se isto vale a pena no Brasil do século XXI.

Em breve deverei adotar uma criança, e confesso que terei sérias dúvidas em relação a qual orientação dar na sua formação moral e escolar.

Um jovem com um diploma na mão é mais um na multidão. Enfrentará o desemprego, o salário baixo e as jornadas estafantes. Seu maior companheiro de vida será o stress mental.

Agora, se ao invés de fazer um curso universitário o jovem se dedicar a ser um bom pedreiro, ou um bom pintor, ou eletricista, ou encanador, ou jardineiro, ou qualquer coisa do gênero, será disputado pelos clientes, que pagarão o que pedir. Seu stress será físico, mas não mental.

Na minha empresa possuo vários funcionários jovens, com curso superior. Alguns já cursam pós-graduação. Muitos ganham mil e poucos reais por mês. Já o pintor que está pintando meu escritório cobrou R$9.000, fora o material. E ele só passa aqui a cada 3 ou 4 dias para ver se o funcionário dele está trabalhando direito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário